Fábula da Propaganda

Era uma vez… um feijão, Asdrúbal era seu nome, ele vivia em uma plantação, dentro de uma vagem. Asdrúbal queria ser famoso, mas sabia que não passava de uma comoditie, seu preço internacional variava de acordo com o mercado. Mas ele tinha sorte, o dono da plantação era um homem esperto, queria que o preço do feijão aumentasse, iria usar a lei da oferta e procura e fez a coisa mais inteligente possível: procurou um publicitário!

Logo, viam-se vários comerciais na TV sobre feijão, foi lançado um desenho animado “Feijãozinho e SeuVagem”, (as crianças comiam sopa de feijão com massinha no formato dos personagens). A apresentadora de TV mostrava a receita: tutu de feijão e declarava:

– “Meu prato favorito”.

E não parava por aí, reportagens sobre os benefícios do feijão para a saúde. Nas academias de musculação ninguém mais queria saber de açaí, Caldo de feijão era a nova moda, afinal tinha ferro, puxa ferro, toma ferro! E os velhinhos? Bingo! Ora, porque usar milho nos bingos? É amarelo, quase não se pode enxergar, vamos mudar para feijão, melhor para visualizar! E assim, toneladas de feijão foram distribuídos para todo o país nas cartelas de bingo!

O preço do feijão sobe, o mundo todo volta os olhos para o ele, o que está acontecendo? Será o feijão tão bom assim? Aumentam as exportações, chefs da alta culinária descobrem o Baião de dois, o feijão tropeiro, o virado à paulista e, é claro, o feijão com arroz.

Asdrúbal é colhido, pega um avião. Qual será seu fim? Por um tempo ninguém sabe dele, há especulações: teria virado caldo? Sido plantado em um copinho de plástico com algodão? Teria sido confundido com uma lentilha e devorado no reveillon?

Na Time Square, um novo billboard é colocado, Enjoy Feijoada! Nele uma modelo famosa, linda de doer, um sorriso fenomenal e lá, no dente canino, Asdrúbal o Feijão!